terça-feira, 12 de outubro de 2010

Fóruns, Blog's e o piloto de teste

Olá,

Neste meu primeiro artigo, quero começar falando de um assunto que me preocupa muito: depender somente dos Fóruns e dos Blog’s para saber o que fazer.

Em discussões com alguns amigos, sempre surge aquela dúvida: "como vou encontrar a resposta disso ou daquilo?", e em geral a resposta é “procurar na net”, recorrendo aos blog’s e/ou as comunidades.

Não sou contra, acho que são até validos, pois compartilham conhecimento e realmente dão à oportunidade de ajudar as pessoas a resolverem problemas mais rapidamente. Mas é preciso saber filtrar as informações que se lêem – principalmente da Internet.

Contudo, algumas pessoas tornaram-se dependentes apenas dessa "ajuda", elas fazem suposições, e não lêem os manuais ou quando lêem fazem uma leitura rápida e superficial e não capturam os detalhes. Antes de procurar se capacitar melhor começam a dar palpites, e o pior é que não testam as suas suposições.

Por exemplo, eu já vi mais de uma pessoa perguntar se é possível usar “TableSpaces Transportáveis” para realizar uma migração de banco de dados Oracle. A resposta é: Mesmo que você possa fazer assim, isso não é um método de atualização suportado e discutido nos manuais de upgrade da Oracle. Se você o fizer você será um piloto de teste.

É uma espécie de tentar consertar o motor de um carro sem conhecer como este funciona e principalmente sem checar se a maneira como você apertou o parafuso está correto. É claro que você pode fazê-lo (principalmente se o carro é seu), mas por que correr o risco de tentar adivinhar, se a informação está disposição?

Mas afina, qual é o risco de se tornar um piloto de teste? O primeiro e o principal risco é sofrer com algum fato não esperado, afinal fazemos testes porque não conseguimos prever na sua totalidade o que poderá ocorrer caso procedemos de uma determinada maneira.

No exemplo supra-citado, caso alguém utilize TableSpace Transportáveis para realizar o upgrade de um Banco de Dados Oracle e em algum determinado tempo o Banco começar a se comportar de um modo inesperado, e precise abrir um chamado junto a Oracle, tenha certeza que a Oracle não te dará suporte.

É exatamente igual ao termo de garantia que os fabricantes coloca em seus manuais, que em geral contem uma notificação que diz "esta garantia não é coberta caso haja mau manuseio ou em desacordo com este manual."

A automedicação é algo que preocupam muitos médicos, isto porque a diferença entre o remédio e o veneno é a dose. Para que um remédio entrar em comercialização é realizado uma bateria de testes, veja vou repetir, é realizado uma bateria de testes, isto significa muito estudo para chegar uma conclusão. O mesmo ocorre com o Oracle 11g, foram realizados cerca de 15 Milhores de horas de testes, tudo documentado e catalogado antes deste entrar em comercialização. E o mais preocupate com os pilotos de testes, e que muitas vezes alguns poucos testes (nem chega a ter uma hora de teste) já suficiente para estes chegarem a conclusão de algo, e ainda sem base teorica alguma.

Então, leia os manuais e os autores/livros indicados. Se você não estiver bem familiarizado com alguma tecnologia, leia e preste atenção nos detalhes. Tente sempre fazer isso, antes de sair fazendo perguntas sem pé sem cabeça nos fórum, e principalmente, não utilize uma determinada tecnologia sem conhecer as melhores práticas sobre ela. Fazer isso somente irá mostrar que você não leu nenhum livro/manual sobre o assunto.

E quando se conhece o conceito de uma ferramente, será fácil para distinguir o que tem base e o que é lixo de um determinado assunto. Ficar testando tudo que se diz na net, poderá acarretar em dores de cabeça maior do que quando do inicio da pesquisa. E se tratando de Banco de Dados, alguns passos errados podem causar grandes embaraços senão a resultado desastroso.

Um comentário: